Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comida di Buteco 2013 - Bartiquim

O evento
 
O Comida di Buteco é um concurso que teve início no ano 2000, e está em sua 14ª edição. Ao longo do tempo cresceu, angariou patrocinadores e se capitalizou. Espalhou-se por todo o Brasil e, há seis anos, obriga os bares a criarem pratos com ingredientes pré-determinados. Entre muitos sabores e alguns dissabores, este blog voltou a percorrer os bares participantes, procurando visita-los em dias e horários alternativos para fugir das filas. Nas postagens referentes a este momento daremos maior enfoque nos pratos, até pelos bares se encontrarem fora da sua dinâmica habitual.
 
O prato
 
O Bartiquim chega, em 2013, à sua 10ª participação consecutiva. Ao longo de uma década, foram raras as vezes em que fugiu do seu conhecido estilo de petisco, qual seja a tradicional comida mineira submersa em encorpado caldo, e servida em panela de pedra. Apenas o “pãozinho pra moiá”, que costuma ser obrigatório a quem gosta desse tipo de petisco, não foi incorporado ao prato “Alegria das Muié” (lagartinho de panela com mandioca cozida). Simples e remetendo aos primeiros anos do evento, quando se primava mais por sabor ante a criatividade ou a apresentação, trata-se de combinação infalível ao gosto do butequeiro. Como é avaliado por consumidores e jurados cada dia mais rigorosos nos detalhes, considero que dificilmente chegará ao pódio.
 
 
Quanto aos outros aspectos, destaco a geladíssima Brahma (R$ 5,90), que ao lado da Skol, era a opção aos rótulos “premium”, que infelizmente vêm sendo impostos à clientela pela maioria dos bares. O atendimento também não desapontou, inclusive ao pedirmos que caprichassem no caldo na nossa porção. A higiene e o ambiente, por fim, estavam ótimos como de praxe.
 
Outras informações sobre o bar, como endereço e horário de funcionamento, podem ser encontradas aqui.

2 comentários:

  1. Fiquei me perguntando onde teria entrado a Hellman's nesse prato??? Pecou pela falta de um pãozinho.

    ResponderExcluir
  2. Me parece que este produto é sugerido, mas não obrigatório. Como há uma premiação ao final, a grande maioria opta por utilizá-lo.

    ResponderExcluir