Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sobre a Butecage





Era março de 2004, quando em uma butecage no Pé de cana Pablo e eu tivemos a idéia de criar um site sobre os botecos de BH. Dias depois sugeri o nome Butekage (assim mesmo, com K), prontamente aceito pelo amigo. E passamos a convocar outros companheiros para que também participassem do projeto, cada um contribuindo naquilo que fosse melhor.

Foram quatro os que responderam à convocação, mas dentre idas e vindas, a condução do projeto ficou por conta dos amigos Pablo, Sólon e eu. O primeiro seria o responsável pelo marketing e contatos junto aos bares; o segundo, técnico em informática, responsável pela estrutura do site; e sob a minha batuta ficariam as resenhas e o restante do conteúdo escrito. Em momentos diferentes também participaram dessa estória o Fred, a Joana, o André e o Gustavo.

Definidos os papéis, em abril de 2004 estava no ar o site Butekage. Dois meses depois conseguiríamos a logomarca do Site junto ao grande chargista Son Salvador. Criamos comunidade no Orkut e em outras redes sociais, e assim, com a torcida de vários amigos, o projeto foi sendo tocado até o final do ano, quando por interesses distintos dos membros, o site foi encerrado.

A marca informal Butekage foi cedida ao Pablo, que anos depois criaria o Blog http://www.butekage.blogspot.com/ . Eu, em contrapartida, me mudaria para Paracatu em 2006, onde permaneci até 2009. Fiquei três anos fora da cidade, vindo apenas para rápidas visitas, e quando retornei em definitivo senti a necessidade de voltar a escrever sobre os bares que percorria. Na ocasião o Pablo me oferecera o Blog Butekage, que vinha sendo pouco alimentado por ele. Contudo, naquele momento eu entendi que um nome mais abrasileirado cairia melhor, e lhe agradeci pela oferta.

E eis que em agosto de 2009 foi criado, por meio da plataforma Blogspot, o Blog Butecage. Foram dois anos “chocando” a idéia até entender se me seria possível levá-la em frente, lendo cadernos gastronômicos de jornais e Blogs do gênero, além de participar da comunidade Comida di Buteco no Orkut. Fato é que no momento tenho gostado de escrever para este espaço, que é informal e tocado adiante por puro prazer. E para que alcance vida longa, conto desde sempre com as críticas de todos os amigos e leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário