Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Geraldim da Cida - 24/12/2011



O Bar Geraldim da Cida eu conheci nos idos de 2005, quando lá estivemos para provar a sua ótima costelinha de porco, prato com o qual concorreu no Comida di Buteco daquele ano. Na ocasião nem imaginava que viria a me tornar um de seus vizinhos tempos depois, o que me permitiria desfrutar de sua cozinha com maior frequência.

Fazendo o estilo botecão, tendo que praticamente atravessar a cozinha e o depósito para se alcançar os banheiros do segundo piso, o Geraldim da Cida vai mantendo a sua fiel clientela ano após ano. Aos sábados, por exemplo, é comum ver as mesmas pessoas, nas mesmas cadeiras e mesas a consumir os mesmos petiscos e bebidas. Fica até parecido com o antigo hino da Praça da Alegria, mas é bem por aí.

O cardápio atual lista no mínimo umas vinte opções, mas na prática a maioria delas não está disponível ou recebe algum tipo de adaptação. É uma pena não ser possível degustar hoje a farofa de abobrinha que outrora acompanhou a carne cozida, e nem as costeletas que fizeram história anos atrás. Da mesma forma, caso você chegue ao meio dia e peça uma porção de arroz para acompanhar qualquer dos pratos, também não encontrará. É para petiscar, no máximo, mas não sem beber bastante, é claro. Hoje o arsenal do Geraldim conta até com Stela Artois Litrão, algo inimaginável na maioria absolutos dos legítimos botecos.

Como já havia começado na Brahma horas antes, na Feirinha da Silva Lobo, resolvi continuar com ela. Pela garrafa de 600ml, em geral bem galadas, se paga R$ 5,00. Para acompanhar resolvemos repetir o prato das últimas duas visitas, que em virtude dos acompanhamentos, consegue fazer as vezes de almoço com maior facilidade. Trata-se da carne de lata acompanhada por tropeiro de feijão andu e carpaccio de jiló. Os dois pedaços de carne, que diminuíram sobremaneira em poucos meses, estavam bons como sempre, assim como o digestivo e criativo jiló. Porém o tropeiro de andu se transformou em feijão com farinha, que além de tudo recebera óleo a rodo. Queda considerável de um dos bons pratos do Comida di buteco 2011, que até pela sua pesada constituição nos deixou saciados por horas a fio.

O Geraldim é sempre muito simpático, e o serviço do bar é satisfatório, porém faço uma ressalva quanto ao aceite de cartões de crédito no pagamento, que em certos dias é bem vindo e em outros não. Dá a impressão de que o recebem dependendo do humor dos garçons ou da cara do cliente, e portanto vale ir prevenido com dinheiro ou débito.

Ao leitor que ainda não tenha conhecido o boteco, que presumo ser a grande maioria, informo que em menos de três meses será dada a largada da edição 2012 do Comida di Buteco. Na ocasião todos poderemos experimentar a receita com queijo minas elaborada pela Cida para o evento, quitute este que permanecerá como um segredo do casal até então.


Serviço:
Geraldim da Cida
Rua Contria, 1459 – Grajaú
Tel: 3334-9355
.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, sugiro que publique receitas mineiras!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Cleuton!

    Taí, por que não? Está registrada a sugestão!!

    Abraços,

    Pedrão

    ResponderExcluir
  3. Stela Artois Litrão, essa foi maluca hein... o cara é um gênio, agora imagina o preço, se uma Long Neck 250ml já custa uns 3 conto qto num deve ser o litrão!
    Aê meu filho, esse Geraldin eu considero que está próximo a minha praça, então quando for marcado de certo uma visita nossa à feira da Silva Lobo é uma boa emendada esse bar. Fiquei na expectativa sobre o quitute do Comida di buteco da Cida. rsrsrs

    ResponderExcluir