Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Bitaca da Leste - 28/03/2015

Interessante por demais a proposta da Bitaca da Leste, que tem o casal de donos á frente do negócio, ela somente nos dias em que a abençoada cozinha funciona (terças, quintas e sábados), e ele também às quartas e sextas, quando fecham mais cedo, no final da tarde. Funcionando na penúltima esquina da rua Salinas, no tranquilo encontro desta com a Rua Capitão Bragança, o misto de bar e armazém aproveitou uma pequenina loja, cujo interior é circundado por prateleiras cheias de as, doces, biscoitos, e por aí vai.


Dentre banquetas e balcões internos, o casal guarda também algumas mesinhas de lata, que são dispostas para a clientela no passeio depois de cada meio dia de sábado, quando o sol já seguiu para o Oeste. É muito prazeroso observar a rua de uma destas mesinhas, ainda mais com a boa companhia do ótimo chopp Inconfidentes, cuja tulipa de 300 ml é vendida a $ 6.

Se quiser comer, não espere cardápio ou quadro visível: são os próprios donos quem irão informar os petiscos e os preços. Mas não tenha medo de se confundir, pois conforme nos foi dito, estes são sempre quatro, dois dos quais fixos, e os outros dois variáveis.


No dia da nossa visita tinha torresmo ($ 8 a unidade, ou $ 35 a porção), escondidinho de jiló ($ 6), pão de queijo com carne de lata ($ 10 a unidade) e carne de sereno, de boi ou de porco, com farofa de ovos e mandioca na manteiga de garrafa ($ 38).

Pedimos, pra começar, um torresmo – e que torresmo! Carnudo e com uma pele pra lá de crocante, chega com meio limão capeta. Uma maravilha, nota 10!


Depois fomos de carne de sereno suína com farofa de ovos e mandioca na manteiga de garrafa, que é outra pedida dos deuses! A inusitada carne de porco serenada é suculenta e deliciosa, e casa-se bem tanto com a maciíssima mandioca quanto com a apetitosa farofa de ovos, cuja textura é simplesmente perfeita. Uma verdadeira explosão de sabor em nossa mesa!


Ao final, e como somos farofeiros assumidos, levamos meio quilo da excelente farinha da região de Bocaiúva utilizada na farofa ($ 6) que, inclusive, já testamos e aprovamos em outra farofa feita em casa, de couve. Esta é a proposta da Bitaca da Leste: que o cliente vá, coma, beba e faça compras. Não tenho dúvidas de que a mesma nos fisgou.



Notas:

Ambiente: 3
Atendimento: 3
Bebida: 3
Comida (peso 2): 5
Custo-benefício: 3

Média final: 3,5 estrelas

Bitaca da Leste
Rua Salinas, – Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3789-3784
Pagamento: aceita cartão de crédito e débito
Preço médio por pessoa: R$ 60,00*

*Consumo individual, em rateio ou não, de uma porção para dois, ou duas porções para um, de preço médio, acrescida(s) de duas bebidas e, quando houver, serviço e couvert/entrada. As bebidas podem ser duas cervejas de 600 ml, quatro cervejas de 350 ml, dois drinks, ou duas doses de cachaça, dependendo da especialidade do bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário