Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 19 de março de 2015

Botecar 2015: Por onde começar?

A lista de pratos do Botecar 2015, concurso de gastronomia de boteco que acontece em BH desde o ano passado, foi liberada ontem. Com a participação de 55 bares, que concorrem com petiscos cujo preço orbita entre $ 15,9 e $ 29,9, o evento divulga com antecedência record o que veremos na presente edição, e ainda informa quantas pessoas se servem de cada um dos tira-gostos.


Avaliando as fotos e descrições presentes no site oficial, podemos dizer que a nossa primeira impressão foi bastante satisfatória. Há porções feitas com os mais variados ingredientes, bem como servidas em tamanhos diversos, de modo a agradar gregos e troianos. Se a grande maioria consegue empolgar pela apresentação e pela variedade, dois dos bares derraparam feio ao repetirem quitutes já oferecidos em edições remotas do Comida di Buteco, demonstrando pouco se importarem com o novo concurso e, menos ainda, com o público que percorre os bares ano a ano. Um deles, o Bartiquim – agora Bartiquim Gonzaga – o faz pela segunda vez, e neste ano foi acompanhado pelo Bar da Cida. Episódios como este demonstram ser essencial uma avaliação mais rigorosa, atribuindo maior peso à criatividade dos bares, e forçando uma rotatividade mínima dos disputantes.

Voltemos os holofotes a quem merece, afinal a grande maioria se esmera nos seus inventos, e procura honrar não apenas o evento, como a cidade de Belo Horizonte enquanto capital dos bares. Penso que seria difícil indicar “aquela” receita que mais me atraiu, afinal foram muitas, e somente será possível experimentá-las a partir do dia 08/04. Vale dizer, contudo, que tive uma boa primeira impressão dos pratos que serão oferecidos pela maioria dos estreantes – parece que os mesmos já chegaram querendo incomodar. Além destes, botecos com tradição em boas criações voltam a ser parada obrigatória, dentre os quais Bar do Rei, Escritório da Cerveja, Família Paulista, Köbes e Silvio’s Bar.

O Botecar terá início dentro de vinte dias e, como diferencial, oferecerá a “carona Botecar”. Como são muitos os participantes, e o concurso volta a acontecer no mesmo período em que o Comida di Buteco, não há outro jeito: é fazer a sua listinha de bares a partir de fotos, descrições e críticas. E você, caro leitor, já se decidiu por qual prato irá começar?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário