Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Nova Capela - Rio de Janeiro - 15/11/2012

Conheci o bar motivado pelo guia “101 iguarias cariocas para comer antes de morrer”, listado por boêmios e gastrônomos a pedido da Veja Rio. Já no local, soube se tratar de um restaurante histórico, cuja casa foi tombada como patrimônio cultural há dois anos. Aos belo-horizontinos como eu, é impossível não compará-lo à Cantina do Lucas e ao Bolão, dois redutos boêmios similares da capital mineira, também especializados em comida farta e pesada.

Voltando ao prato que ocupa a posição número 1 das melhores iguarias cariocas, com 22% dos votos, falo do famoso cabrito assado, que vai à mesa escoltado por arroz de brócolis e batatas coradas (R$ 93 para duas pessoas). Comemos razoavelmente bem, minha esposa e eu, com meia porção, que custa de 60 a 70% do valor do prato. Trata-se da paleta do cabrito marinada por um dia, em vinho e temperos, antes de ir ao forno, processo que a deixa saborosa e muito macia. O verdíssimo arroz poderia ser melhor não fosse do tipo parboilizado, mas as batatas cozidas e fritas são um tiro certeiro!


 Na ocasião, algumas das companhias de mesa experimentaram o filé mignon, saboroso apesar de ligeiramente passado. Coberto por apetitoso alho frito, é guarnecido com arroz branco e batatas portuguesas, estas encharcadas.


Outros amigos preferiram não fugir do trivial, e foram de espaguete à bolonhesa.

O atendimento do restaurante Nova Capela não é diferente das outras casas do gênero, com muitos garçons que executam o mesmo serviço há décadas, sendo objetivos e eventualmente secos. Na condição de nos atenderem a contento, sem demoras ou insistências, a simpatia de garçom pouco irá me importar.


Para beber há chopp, na faixa das seis pratas, e algumas opções de vinho. O ambiente é simples, nos remetendo ao passado, e o horário de funcionamento, como manda o figurino, avança madrugada adentro!


Notas:

Ambiente: 3
Atendimento:3
Bebida: 3
Comida (peso 2): 3
Custo-benefício: 2

Média final: 3 estrelas

Nova Capela
Av. Mem de Sá, 96 - Centro (Lapa) - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2252-6228
Pagamento: Aceita cartão de crédito e de débito.
Preço médio por pessoa: R$ 70,00

*Consumo individual, em rateio ou não, de uma porção para dois, ou duas porções para um, de preço médio, acrescida(s) de duas bebidas, serviço e couvert/entrada, quando houver. As bebidas podem ser duas cervejas de 600 ml, quatro cervejas de 350 ml, dois drinks, ou duas doses de cachaça, dependendo da especialidade do bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário