Espaço destinado aos relatos críticos de andanças pelos botecos belo-horizontinos, assim como aos pitacos sobre outros lugares quaisquer.
Traduzir para ChinêsGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

domingo, 15 de abril de 2012

Comida di Buteco 2012 - Bar do Véio

Iniciou-se na última sexta-feira o Comida di Buteco 2012, o qual contou com a nossa participação já no primeiro dia! E foi por um bar tradicional dentro do concurso que demos início, o Bar do Véio. Antes das nossas impressões vale esclarecer que, como são vários os botecos que iremos visitar, as postagens durante o Festival serão mais breves e objetivas, visando dar conta do prato acima de tudo.

Chegando por lá, uma mesa de amigos já nos aguardava. Sentamos e pedimos uma cerveja e o cardápio. A partir de então percebemos que o atendimento se mantera um pouquinho mais lento que o costumeiro. Nada que me incomodasse sobremaneira, devo dizer, até porque não imaginei que o primeiro dia de evento poderia ser de outra forma.

Enquanto já degustava uma geladíssima Brahma, vendida a um preço acima da média (R$ 5,50), passou por nossa mesa o representante do Whisky White Horse, um dos patrocinadores do evento em 2012. Deixo claro que, na minha concepção, essa bebida nada diz da cultura de boteco, não dá liga. Por outro lado, admito que os adeptos da mesma ficam bem servidos ao dispensarem o valor de R$ 5,00 por cada dose, levando ainda o copinho, que em verdade mais parece copo de cachaça, como brinde.







Chegara o prato concorrente que, salvo por um ou outro detalhe de decoração, não destoa muito do que vemos na foto de divulgação.


(foto divulgação prato 2012)






  



Vale ressaltar, porém, que até por alguns dos seus ingredientes, como a couve frita e o molho de tomate, lembra um outro prato de seu cardápio, o vice-campeão de 2009 "Cada um no seu quadrado".


Prato vice-campeão 2009


Dessa forma, considero a apresentação razoável e nada mais, até pela falta de inovação. Também quanto à criatividade e sabor não me surpreendi. É composto por oito bolinhas de carne envoltas por queijo, quatro espetinhos de frango com queijo e dois molhos.

No que tange ao sabor, considero que a combinação do primeiro item, que é o principal, tornou o petisco pesado. O sabor intenso do queijo somado ao tempero da carne fez com que eu não conseguisse comer mais do que duas das bolinhas. Já o molho que harmonizaria com este quitute não ajudou tanto, pois tem o extrato de tomate como base.

O item secundário, qual seja o espetinho de frango empanado, não mostra a que veio, dado que é possível encontrar espetinhos similares em qualquer lanchonete. Envolto em grossa camada de farinha, deve ser regado no molho a base de maionese criado para acompanhá-lo, este mais razoável que o primeiro.

Em suma, considero que o Bar do Véio participa com um petisco muito pesado e pouco ousado, que repete a fórmula e a apresentação de pratos anteriores. Caso venha a obter um bom resultado, certamente terá sido ajudado pelos itens secundários, tais como a higiene, a temperatura da cerveja, ou mesmo atendimento.

Bar do Véio
Rua Itaguaí, 406 - Caiçara
Tel: 3415-8455

8 comentários:

  1. Gostei do novo lay-out com fotos entremeando suas considerações. Até o final do festival terá um farto material para o blog. Vamo que vamo meu velho! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande Gê!

    Obrigado pelo retorno! E o melhor de tudo é que esta nossa prazeirosa caminhada está apenas no início!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala meu fiiilho...

    Mais um CDB, e mais mineiro do que nunca!!!
    Cara, por conhecer o Bar do Véio a um tempin, acho que ele participa do festival mais pela divulgação do bar do que pela essência do evento, num entra pra concorrer tão firme como outros(a Lora por exemplo), e até as características do local tbm me levam a pensar assim.

    Bom, Botecos que seguem e está apenas no começo, se eu num for esse fim de semana, no feriado de 1º de maio é certeza que estaremos butecando por aê!

    Valeu meu fiiilho...

    ResponderExcluir
  4. Grande Pedrão! Excelente descrição do prato! É por aí mesmo, um petisco bem pesado e que na minha opinião, não chega para ganhar o concurso. Abraços e vamos butecando!

    ResponderExcluir
  5. Fala Diogão!

    Valeu pela costumeira presença, meu filho!

    O dia que marcamos para a nossa rota está chegando, contagem regressiva!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Chef Koscky,

    Obrigado pelos enriquecedores comentários!

    Infelizmente o campeão de 2007 não apresentou um prato à altura de sua tradição, mas acontece.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrão, sou Adriana Benevenuto, produtora da Rede Minas! Estou precisando falar com vc, para fazer um convite de um programa aqui da tv! Por favor, entre em contato comigo o mais breve possível! Obrigada! adriana@redeminas.mg.gov.br

      Excluir
  7. Olá, Adriana!

    Enviei um e-mail, conforme me orienta.

    Um abraço!

    ResponderExcluir